terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CEDOCA - A HISTÓRIA DE UMA ESCOLA

UMA BREVE HISTÓRIA DE UMA ESCOLA JOVEM

capitulo 1
começcar de onde?

Em março de 2004 assumimos a direção do Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade. Foram três anos intensos de participação ativa na consturção de uma escola pública que constituiu-se num desafio.

O Colegio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade foi criado pela portaria 1728/04 em fevereiro de 2004.

Assumimos a direção no dia 08 de março daquele ano. Num país como o Brasil, inauguração de obra pública sempre gera muitas desconfianças. Parte dos alunos e parte dos professores. Tanto uns como outros acreditavam que a escola não passava de uma jogada política para favorecer a candidatura ligada ao governo do Estado.

Nosso primeiro desafio, portanto, foi dar credibilidade a instituição, o que implicava capacidade de convencimento tanto do corpo discente como do docente, num primeiro momento e, posteriormente, convencer a comunidade de que a escola era permanente, independentemente de quaisquer objetivos que tenham vindo a predominar na sua criação.

Duas medidas foram fundamentais: criar o projeto Minha Escola, Meu Bairro e garantir o funcionamento pleno da escola. Para tanto, reunimos o corpo docente e discutimos a necessidade de termos um projeto que atraisse a clientela, combatesse a evasão escolar e, de quebra, divulgasse o trabalho da escola junto a comunidade e aos órgãos da SEC.

Era muita coisa, parecia impossível, mas nós conseguimos. A razão primordial foi o nível de comprometimento que os colegas demonstraram, apesar de todos os pesares e, que pesares.
Para começar não tinhamos dinheiro, funcionários, conta bancária, moveis, regimento interno, cadastro do mec, cadastro da SEC, caixa escolar, em fim, não tínhamos nada além da vontade de acertar.

O pirmeiro inventário da escola constava de uma mesa emprestada, 8 cadeiras. As carteiras escolares eram emprestadas, nao tinhamos mesa para os professores nas salas. Mesmo assim abraçamos a escola com vontade, com determinação e coragem. Nao fossem os colegas de trabalho, teriamos fracassado. E o nosso fracasso ia custar muito a uma cominidade que há muito anseava por uma instituição de ensino.

3 comentários:

  1. escola é boa..
    os prifessores ñ sabem de nadah!

    ResponderExcluir
  2. o professor iguaracy santos ñ sab e nadah..vo6 deveriam arrumar outro professor de geografia pq ele só sab passar trabalho...
    e ñ sab de nadah!
    e é bom arrumarem uns professores q sabem de alguma coisah.

    ResponderExcluir
  3. pq os professores só sabem passar trabalho?
    eles deveria ensinar mais ,passar mais exercicios.assim agenty aprendia mais..
    bjos.
    até segundah

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.