segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ARTIGO

A utilização do Blog como ferramenta educativa e pedagógica:vivenciando suas possibilidades

Edna Maria Souza Rabelo[1]
erabelo@sec.ba.gov.br
Antônio Mendes Barbosa Santos[2]
tonymendes@ibest.com.br
Isaías José de Almeida Neto[3]
isaiasjneto@hotmail.com
Cezar Henrique Souza Nolasco[4]
cezarnol@yahoo.com.br

Resumo:
No presente artigo são discutidas e apresentadas a utilização do blog por professores do ensino médio da rede pública estadual de ensino que o utilizam como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, analisando a sua potencialidade e possibilidades de uso educativo e pedagógico.
Palavras-chaves: Blogs, Edublogs, Weblogs

Abstract:
In this present paper are reported and showed of high school teachers from the public network education that using the blog as an educational tool in the teaching-learning process, analyzing the potential and possibilities for educational and pedagogical use.
Keywords: Blogs, Edublogs, Weblogs.


1. Introdução
Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo ensino-aprendizagem. As transformações no mundo da tecnologia da informação observadas nas últimas décadas estão produzindo impactos em todas as esferas da vida: no plano pessoal redefiniu o universo dos relacionamentos ampliando enormemente aquilo que conhecíamos como espaços apropriados para se estabelecer contatos afetivos entre tantas outras mudanças. O universo on-line expandiu possibilidades e expectativas trazendo novas formas de experimentar afeto, prazer, trocas de conhecimento e experiências numa dimensão inimaginável até bem pouco tempo atrás.
O jornalista americano Thomas Friedman assim analisa essas transformações no que ele chamou de breve século XXI.
“...por volta do ano 2000 adentramos uma nova era: a Globalização 3.0, que está não só encolhendo o tamanho do mundo de pequeno para minúsculo com também, ao mesmo tempo, aplainando o terreno. Enquanto a força dinâmica na Globalização 1.0 foi a globalização dos países e, na Globalização 2.0, a das empresas, na Globalização 3.0, a força dinâmica vigente (aquilo que lhe confere seu caráter único) é a recém-descoberta capacidade dos indivíduos de colaborarem e concorrerem no âmbito mundial – e a alavanca que vem permitindo que indivíduos e grupos se globalizem com tamanha facilidade e de maneira tão uniforme não é o hardware, mas o software (novos aplicativos de todos os gêneros), conjugados à criação de uma rede de fibra óptica em escala planetária que nos converteu, a todos, em vizinhos de porta.”

Claro está, nem tudo é idílico nesse novo mundo. Friedman avalia positivamente o impacto dessas novas tecnologias sobre a vida das pessoas, mas também, se tornou possível expandir a prostituição, a pedofilia, a invasão de privacidade, os roubos e outras mazelas do mundo “real” em escala planetária. No entanto, essas e outras observações comportam um exame à parte. Aqui nos interessa analisar o impacto dessas transformações em nosso fazer cotidiano como profissionais da educação, e de que forma ou formas a escola pode se apropriar dessas modernas tecnologias e convertê-las em instrumentos a serviço da aprendizagem escolar, e este é o foco do presente trabalho.

2- Educar na era digital: desafios e possibilidades

As transformações ocorridas nas últimas décadas nos meios de comunicação são de tal envergadura que se tornou impossível para a escola continuar a ignorá-los.
Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
As ferramentas computacionais de tão grande valor e tão grandes potencialidades, devem ser usadas para incrementar e dinamizar os processos metodológicos de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades e motivando os sujeitos na sua criatividade, autonomia , apreensão de conhecimento e construção de novos saberes, numa comunidade que proporciona a sua construção de forma interativa e colaborativa, favorecendo as trocas mútuas, o intercambio e aprimoramento do conhecimento. Perrenoud afirma que:

Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades da observação e da pesquisa, a imaginação a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes de procedimentos e de estratégias de comunicação.
A palavra-chave deste tipo de ensino é "interatividade". Trata-se da mudança de um ensino onde é limitado o papel do aluno na busca de informação e em que ele tenta se adaptar à informação existente, para um ensino em que a informação se adapta ao aluno, onde quer que este se encontre.

Nesse contexto, um dos recursos pedagógicos mais utilizadas pelos professores, atualmente, é a produção de blogs que, com a expansão da internet, tem sido um recurso tecnológico amplamente usado, e com bastante eficiência, como auxiliar na aprendizagem dos alunos.

“Enquanto recurso pedagógico pode ser: um espaço de acesso a informação especializada, de disponibilização de informação por parte do professor. Enquanto estratégia pedagógica pode assumir a forma de: um portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, espaço dedebate e espaço de integração”[5].

O poder de comunicação do blog é muito grande, pois, oferece espaço para o diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores com o potencial para reinventar nosso trabalho pedagógico construindo redes sociais e rede de saberes, mas é a criatividade do professor e a motivação do aluno que vai determinar a otimização da ferramenta. Esta interação possibilita mobilizar uma série de pessoas de diferentes idades a escrever, discutindo ou partilhando idéias e/ou sentimentos podendo vislumbrar-se, quem sabe, uma comunidade de “ouvintes / escritores”. Essa possibilidade de criação coletiva e a aproximação entre alunos e professores são apontadas por Suzana Gutierrez, da UFRGS, como uma das principais contribuições dos blogs para o processo de ensino e aprendizagem, pois por serem aplicativos fáceis de serem usados “promovem exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração; possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes ” .[6]
Os blogs de hoje, por conta do avanço das tecnologias digitais, incorporam vários recursos. O seu autor já não está obrigado a fazer uso apenas de textos para registrar idéias, pensamentos, fazer relatos. Arquivos de imagem, estática ou em movimento, e de sons podem ser incorporados. Existem (we)blogs de fotografias, os fotoblogs; de sons, os audioblogs e de imagens em movimento, os videoblogs. Alguns sites hospedam recursos que permitem a produção de “espaços” pessoais que permitem a convergência de mídias: texto, imagens e sons em um só lugar, como é o caso do multiply.com.
Essa ferramenta popularizou-se rapidamente e por sua versatilidade e simplicidade de manuseio foi assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoas ou profissionais. Os blogs foram criados a partir de 1999 e tornou-se um sucesso, tanto que nos primeiros seis anos, os buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e no Brasil apareceram 835 mil resultados

3- Mas o que é um Blog e como usá-lo de forma educativa?

O blog[7] é uma página da web que deve ser atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha do tempo com um fato após o outro. Nele pode ser tratado uma infinidade de conteúdos e temas, que podem abranger uma diversidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Para Aidar[8] usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que o visitam tem acesso ao que você escreveu. Diferentes são os tipos de blogs: os pessoais, os empresariais e os educativos. Os pessoais têm a característica de exprimirem as idéias ou os sentimentos do autor; os empresariais querem manter uma relação particular com os fornecedores e/ou consumidores mantendo-os informados sobre novos lançamentos ou ouvindo-os em casos de sugestões e reclamações.
Como recurso pedagógico, o blog pode ser utilizado em vários aspectos:

“Na escola os blogs podem servir para vários fins: podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser espaços de divulgação de ações ou projetos específicos, o e-portfólio de professores e alunos, recursos no acompanhamento e gestão escolar. Opções não faltam”.[9]

Com o blog, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos[10], ampliando, com isso, os recursos educacionais relacionados às novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é uma novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam a pesquisa.[11]
Os alunos se sentem agentes do processo na produção do blog porque eles participam das etapas de construção, inclusive com contribuições textuais dos mesmos, por isso, o professor tem que valorizar a produção dos alunos. É uma aula diferente, tornando o conhecimento mais acessível, e compartilhado, ampliando a aprendizagem ao relacionar os temas abordados em sala com o contexto do estudante.
Como o trabalho produzido é postado na internet, ele acaba ultrapassando os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo. O comentário postado pelos visitantes demonstra que a aula extrapolou os limites da sala e que o intercâmbio pode ser estabelecido entre alunos e outros agentes.

“Os blogs de hoje, por conta do avanço das tecnologias digitais, incorporam vários recursos. O seu autor já não está obrigado a fazer uso apenas de textos para registrar idéias, pensamentos, fazer relatos. Arquivos de imagem, estática ou em movimento, e de sons podem ser incorporados. Existem (we)blogs de fotografias, os fotoblogs; de sons, os audioblogs e de imagens em movimento, os videoblogs. Alguns sites hospedam recursos que permitem a produção de “espaços” pessoais que permitem a convergência de mídias: texto, imagens e sons em um só lugar, como é o caso do multiply.com.”[12]



3.1- Usando o Blog na escola

Na escola os blogs podem servir para vários fins: podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser espaços de divulgação de ações ou projetos específicos, o e-portfólio de professores e alunos, recurso no acompanhamento e gestão escolar. Dado a versatilidade da ferramenta, o blog pode se constituir num canal virtual amplo no contexto da escolar.
Com o blog, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos, ampliando, com isso, os recursos educacionais relacionados às novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é uma novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais que nos reportam aos tradicionais diários, considerando, é claro, as devidas proporções e peculiaridades de ambos. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons sendo uma excelente opção para que os professores acompanhem e orientem a pesquisa, além da manutenção de um outro tipo de contato que pode favorecer o desenvolvimento de uma nova maneira de fazer a mediação pedagógica: a virtual, on-line.
Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir capacidade de atuar tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes, essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea. Além do mais, os blogs servem como exercício de escrita, pois possibilitam o efetivo exercício de todas as etapas que a caracterizam, como rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão.
Os alunos se sentem agentes do processo na produção do blog porque eles participam das etapas de construção, inclusive com contribuições textuais dos mesmos, por isso, o professor tem que valorizar a produção dos alunos. É uma aula diferente, tornando o conhecimento mais acessível. Amplia a aprendizagem ao relacionar os temas abordados em sala com o contexto do estudante.
Como o trabalho produzido fica disponível na internet, ele acaba ultrapassando os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo. Os comentários postados pelos visitantes demonstram que a aula extrapolou os limites da sala e que o intercâmbio pode ser estabelecido entre alunos e muitos outros agentes.
A capacidade dos alunos em relação ao conhecimento, a leitura e a escrita são ampliadas, como afirma Marinho:

“Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir, dando”.
a capacidade de atuar tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes, essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea. Além do mais, os blogs servem como exercício de escrita, pois possibilitam o efetivo exercício de todas as etapas que a caracterizam, como rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão”.[13]


4- Algumas experiências bem sucedidas

Pelo citado acima, podemos afirmar que o blog possui um enorme potencial, que, se usado de maneira a despertar a criatividade, curiosidade, capacidade de criação, motivação e tantas outras habilidades que tem estado “adormecidas” nos nossos jovens alunos, pode sim, tornar-se um grande colaborador no processo ensino-aprendizagem. Assim, o Núcleo de Tecnologia Educacional NTE-16[14], após cursos de capacitação de professores para o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação na educação, passou a acompanhar e apoiar algumas iniciativas de professores da rede pública estadual de ensino, que ao conhecer, perceberam as possibilidades do blog como dinamizador e auxiliar no seu fazer pedagógico, iniciando um processo de criação e utilização de blogs com seus alunos.
Num primeiro momento sentiram uma certa resistência dos alunos, mas, não desistiram da iniciativa, percebendo mais tarde que, de fato, o blog se constituía numa ferramenta bastante útil à educação.
Com o espaço virtual criado a partir da utilização do blog, os alunos são instados a expressar suas opiniões sobre a temática discutida em sala de aula, postando seus comentários e discorrendo sobre a temática trabalhada. No blog são disponibilizados links de textos, webquests, enquetes, palavras cruzadas,imagens, vídeos dentre outras atividades que passam a ajudar na formação dos alunos e incentivá-los ao exercício da leitura. Algumas das discussões iniciadas em sala de aula são complementadas com os textos postados e os alunos motivados a inserem seus comentários de uma forma dinâmica.

Uma pesquisa foi efetuada com os alunos do Ensino Médio – principais usuários – de uma escola estadual de Vitória da Conquista (BA), com o objetivo de perceber a receptividade e o interesse na utilização do blog criado pelo professor de história e filosofia, onde constatou-se algumas das afirmações aqui feitas. Na pesquisa uma série de questões foram elencadas e as respostas dos alunos nos proporcionam uma avaliação simples da eficácia na utilização do blog.
A partir dos dados levantados pela pesquisa, constatou-se que 84% dos alunos têm acesso à internet. Esse acesso é feito pela maioria a partir das lan-houses (60%), de casa (25%) e na escola (8%). Do total dos alunos, 40% não têm computador em casa e destes, 16% não têm nenhuma forma de acesso à internet.

Quando perguntados sobre o acesso ao blog afirmaram que o fazem em busca de informações, notícias interessantes e recados sobre as atividades das disciplinas Filosofia, História e sobre o Projeto Olhares Juvenis que são coordenados pelo professor. A freqüência com que visitam o blog é variada: 37% acessam uma vez por semana, 23% duas e 9% três. Em geral o fazem quando são comunicados de que há postagens novas e importantes. Quando não acessam (30%), durante a semana, não o fazem porque não possuem computador em casa ou nem sempre “tem dinheiro para pagar lan-house”.




A faixa etária predominante dos estudantes está entre os 16 e 18 anos (53%) seguido dos que possuem mais de 18 anos (24%) e dos 13 aos 15 anos (23%). São muito jovens e, normalmente, o acesso à internet é feito buscando-se os jogos eletrônicos, os sites de relacionamentos ou outras atividades de entretenimento. O uso do blog de forma pedagógica tem que atrair esses jovens, tem que ser algo divertido que eduque. As atividades desenvolvidas no blog são consideradas regulares por 19% dos alunos e ótimas ou boas pelos outros 79%. O blog é assim um instrumento diferente para atrair os jovens e proporcionar um maior interesse pela aprendizagem.
O professor precisa estar preparado para ensinar nesse mundo novo, tecnológico, digital que fala com uma linguagem específica para um público definido, e “nada mais propício para o desenvolvimento da aprendizagem do que ações que possibilitem a união entre a diversão e a educação e, sem dúvida, o blog é um exemplo típico dessa possibilidade.
Os alunos gostam da experiência de trabalhar/estudar de forma virtual. Embora a grande maioria não participe ou costume acessar/visitar outros blogs, o processo de aprendizagem é favorecido com o uso dele e a aprovação chega a 84%. Eles também gostam da interação que é proporcionada quando trabalham virtualmente (79%), pois a consideram importante “para adquirir novas experiências” e porque “facilita o modo de aprender”.

Há também uma grande preocupação com relação à escrita, uma vez que, ao inserirem seus comentários são sempre instados a o fazerem da forma correta, na língua oficial, sem “internetês”, pois o que é postado no blog ultrapassa a fronteira da escola e poderá será lido por pessoas do mundo todo.

O uso pedagógico do blog e a inserção das novas tecnologias da informação e da comunicação na escola tem sido uma experiência enriquecedora porque tem possibilitado uma maior presença, participação e interação com os alunos, o aprendizado tem se tornado atraente, dinâmico e o ensino mais prazeroso e gratificante. As possibilidades e contribuições pedagógicas do blog não podem ser ignoradas no mundo digital porque, segundo Ragazi, reforçam positivamente o processo de ensinoaprendizagem e aumentam a comunicação dos educadores e alunos[15]. Ele é mais uma ferramenta importante, um instrumental tecnológico dentre tantas outras, que pode ser usada para ajudar, não para substituir o professor. A diferença está em quem vai mediar o aprendizado, o blog é apenas um recurso.
Num mundo globalizado em que o acesso a informação é vital torna-se imprescindível que o sistema educacional facilite a interação necessária para a construção do conhecimento. Sob esta ótica o blog é uma ferramenta oportuna para ajudar nessa mediação porque permite que os alunos participem ativamente do processo, como parceiros entre si e com o professor.

Referências
AIDAR, Flávia. Mar de vozes: atividade com blog para a sala de aula. Disponível em
Acesso
dia 16/08/2008.
_____________. Use blogs como instrumentos pedagógicos. Disponível em
Acesso dia
21/08/2008.
BERTOCCHI, Sônia. Blog: diário virtual que pode ser usado na escola. Disponível em
inf_escola=68>Acesso dia 13/09/2008.
BITENCOURT, Jossiane. O que são Blogs? Disponível em
Acesso
dia 03/09/2008.
FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: Uma breve historia do século XXI.
Tradução de Cristina Serra e S Duarte. Rio de janeiro: Objetiva, 2005.
GANHÃO, Sérgio. Um guião sobre blogs. Disponível em
Acesso em 05/09/2008.
GOMES, Maria João. “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica”. In: VII Simpósio
Internacional de Informática Educativa. Leiria (Portugal), 2005. Disponível em
Acesso dia
21/08/2008.
GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula. Disponível em

Acesso dia 22/08/08.
HOFF, Márcia Telesca Kerck. “O blog como ferramenta para a reflexão crítica”. In,
Cadernos de Letras: Revista do Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Rio de Janeiro.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ano 19, nº 21, 2004. p. 123-143. Disponível em
Interacaoemmidiaesaladeaula-UFRJ.pdf> Acesso dia 01/09/2008.
MOREIRA, Tânia Maria. Blog pedagógico: é possível visualizar um novo horizonte?.
Disponível em Acesso
dia 16/08/2008.
RAGAZZI, Vivian. Blogs na educação: por que não? Disponível em:
Acesso dia 22/08/08.
MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. PUC Minas, Belo Horizonte, 2007

[1] Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE-16; professora tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB); Especialista em História Social- Antiga e Medieval (UESB), e Aplicações Pedagógicas dos Computadores (UCSAL).
[2] Licenciado em Filosofia (UESC -Universidade Estadual de Santa Cruz), Bacharel em Teologia (ITI – Instituto de Teologia de Ilhéus) e Pós-graduado em História Social: Brasil (UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia);.Professor da rede pública estadual de ensino.
[3] Licenciado em História pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB); Pós-graduado em História do Brasil pela UESB;Pós-graduado em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Pós-graduando em Educação a distancia pela UNEB; Professor da rede pública estadual e municipal..
[4] Licenciado em História pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB); Professor da rede pública estadual e municipal .
[5] GOMES, Maria João. “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica”. In: VII Simpósio Internacional de Informática
Educativa. Leiria (Portugal), 2005. Disponível em:
Acesso dia 21/08/2008
6 GUTIERREZ, Suzana citada em GUTIERRE, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula. Disponível em:
Acesso dia 22/08/08.
9 O termo blog é derivado das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo). Trata-se de uma abreviatura de web log, em que web representa a rede mundial de computadores e log caracteriza os registros (postings, em inglês) efetuados pelo usuário do blog, o blogger (blogueiro). Cf. HOFF, Márcia Telesca Kerck. “O blog como ferramenta para a reflexão crítica”. In, Cadernos de Letras: Revista do Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ano 19, nº 21, 2004. p. 123-143. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/lefe/trabalhos/CadernodeLetras21-Interacaoemmidiaesaladeaula-UFRJ.pdf Acesso dia 01/09/2008.
[8] AIDAR, Flávia. Use blogs como instrumentos pedagógicos. Disponível em: http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_blogs_como.html> Acesso dia 21/08/2008.
[9]MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. PUC Minas, Belo Horizonte, 2007.
[10]STAA, Betina Von. Sete Motivos Para um Professor Criar um Blog. Disponível em http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636 Acesso dia 06/04/2008
[11]Disponível em:http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/173_jun04/html/blog
[12]MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. PUC Minas, Belo Horizonte, 2007
[13] Idem Ibidem
[14] Os NTE são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham nos NTE são especialmente capacitados pelo ProInfo para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das tecnologias. Os NTE da Bahia são vinculados ao Instituto Anísio Teixeira (IAT). O NTE-16 de Vitória da Conquista foi implantado em 2000.

[15] RAGAZZI, Vivian. Blogs na educação: por que não? Disponível em:
Acesso dia 22/08/08.

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