quinta-feira, 23 de julho de 2009

TOQUE DE RECOLHER

Semana passada, o canal a cabo Globonews , promoveu um debate sobre a crescente onda nas cidades de porte médio e pequeno que estão adotando um medida polêmica, o toque de recolher. Juízes e membros do CONANDA debateram a medida.
Interessante observar um dos principais argumentos utilizados pelo secretário geral do CONANDA. Segundo ele a medida é antipática porque tolhe o direito de ir e vir da criança e impede a socialização.
Educadamente o Juiz de uma das cidades que adotaram a medida, sugeriu ao secretário que visitasse a cidade dele para ver que tipo de socialização uma menor pode encontrar na cidade após a meia noite.
Este é o ponto, a medida é coercitiva? É. Mas que tipo de socialização um(a) menor pode encontrar mesmo nas cidades desse Brasil a fora ou de qualquer outro país, lá pelas onze , doze horas da noite? Fala sério.
O problema é que morre por dia nesse país seis jovens , vitimados, na maioria dos casos, por arma de fogo. Assim não dá.
Pode-se alegar que medidas socioeducativas são mais produtivas a longo prazo. De fato são.
Pode-se alegar que os pais devem controlar seus filhos, afinal que pai ou mãe deixa um(a) menina(o) andar por ai as tantas da noite? Infelizmente muitos deixam. Não posso julgá-los, pois em breve os meus terão idade suficiente para começar a achar que podem mesmo andar por ai. Ai eu vou descobrir se pode dar jeito.
O fato é que o Estado não pode ficar inerte com números como estes. O problema não são só as morte. Tem também as drogas, a prostituição, uma socialização nada interessante.
Pergunto eu: diante desse quadro, cabe ou não cabe medidas mais urgentes enquanto se aguardam os efeitos das ações socioeducativas?
Participe dessa discussão votando em nossa enquete sobre o toque de recolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.