domingo, 12 de dezembro de 2010

O Resultado do PISA


O ministro da educação disse, entrevista à radio CBN que o resultado do Brasil no PISA, deve ser olhado também pelo lado bom. O que isto quer dizer?
A série retrospectiva mostra uma evolução do Brasil, uma melhora na pontuação do país. De fato o Brasil apresentou alguma melhora em relação aos anos anteriores, mas segue lamentável na colocação geral. De 65 países ,nós somos o 58. Ou seja, nosso resultado ainda é pífio, como em parte reconheceu o ministro.
O fato é que não é possível resolver o problema da educação enquanto a sociedade brasileira não entender que deve se ocupar da educação.
Os programas eleitorais de Dilma e Serra não mostraram nada sobre o tema. Quando interrogados os candidatos revelaram uma ignorância de dá pena. Risível, se não fosse trágico, o posicionamento e os pronunciamentos dos dois principais candidatos sobre um tema chave para o desenvolvimento do pais.
Porque a educação é importante?
Numa sociedade capitalista, como a nossa, ela tem hoje duas funções essenciais:
- funcionar como mecanismo de igualdade de oportunidades na partida. Ao longo da vida os indivíduos vão se diferenciar, seja pelas oportunidades, seja pelas competências que cada desenvolve, seja pela fortuna que cada um herde. A educação deve ser um mecanismo de criar a possibilidade inicial para todos.
O ex-ministro Mailson da Nobrega, disse, em entrevista recente que no interior do nordeste, onde nasceu, havia três alternativas de progressão social: o sacerdócio, a carreira militar ou a educação, estudar e passar num concurso público.
- a outra função é prover a sociedade do arsenal técnico - cientifico do qual ela necessita, principalmente num país que tem pretensões de ser um “player”, um jogador no mundo global, estando entre os grandes.
Para cumprir essa dupla função a educação brasileira precisa resolver fundamentalmente:
- O aumento do tempo de permanência na escola, o tempo de permanência em nosso país é de quatro horas, muito pouco.
- A situação dos professores, precisamos urgentemente de uma carreira, a te mais que de aumento de salário. É necessário criar a carreira de magistério, a profissão de professor, devidamente regulamentada, com perspectiva salarial e de progressão.
- A reforma da educação básica, o ensino médio, sobretudo. O currículo do ensino médio no Brasil beira o ridículo. O aluno brasileiro supostamente vai sair do ensino médio sabendo tudo de Química, Física, Historia, Português, etc etc. Não dá.
O currículo tem que ser refeito imediatamente para dar espaço ao desenvolvimento de potencialidades diversas, sem tantas e inúteis generalidades,como está ele leva do nada a lugar nenhum.
Por fim, pais, pelo amor de Deus, não vão a escola reclamar que o seu filho tem muita tarefa. Estudar fora da escola – as pesquisas estão mostrando – aumenta em muito as chances de sucesso dos(as) meninos (as) na escola, num concurso, na construção de uma carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.