terça-feira, 23 de setembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO


Em 2005, o americano Thomas L Friedman publicou o livro, O MUNDO É PLANO, livro no qual procura analisar as transformações ocorridas no "breve século XXI"
Segundo Friedman o mundo ficou pequeno e rápido demais, encurtando distâncias, engolindo o tempo, devido a certo fenômenos ocorridos nas esferas dos negócios, das tecnologias e da geopolítica.
Analisando a emergência desse novo cenário Friedman, que tambem é articulista do The New York Times, sugere que esse momento fz parte de um conjunto maior de trasformações que podem ser divididas em três etapas:

GLOBALIZAÇÃO 1.0
GLOBALIZAÇÃO 2.0
GLOBALIZAÇÃO 3.0

Ele argumenta que, de um primeiro momento em que os países controlavam o processo de globalização, passamos para uma etapa onde as empresas é que detinham o controle. Finalmente chegamos a um momento onde os indivíduos detêm o poder de impulsionar uma integração global sem precedentes.Será?

GLOBALIZAÇÃO 1.0
A primeira etapa da globalização teria se iniciado em 1492 com as viagens de Colombo indo até por volta de 1800. "Reduziu o tamanho do mundo de GRANDE para MÉDIO envolvendo basicamente países e músculos". Ou seja a força por tras desse processo eram a força física, a quantidade de vento, a força-cacalo, a força a vpor que cada nação possuía e a criatividade com que a empregava. A integração foi motivada pela religião e o imperialismo das nações envolvidas.


GLOBALIZAÇÃO 2.0
A segunda etapa teria seu incio por volta de 1800 indo até o ano de 2000. Teria reduzido o tamanh do mundo de MÉDIO para PEQUENO. O agente de mudanças aqui teria sido as empresas multinacionais que se expandiram em bsuca de mercados e mão-de-obra. O vapor e a ferrovia teriam facilitado esse processo, com plementado pelas comunicações: telegrafo, telefonia, satelites,PCs, cabos de fibra óptica e a World Wide Web(www). As forças dinâmicas por tras dessa etapa foram as inovações do hardware(barco a vapor, ferrovias, telefonia e maiframe. criou-se assim um mercado de fato global com ampla movimentação de venda e revenda de produtos e mão-de-obra em escala mundial.

GLOBALIZAÇÃO 3.0

O Software, e o mundo fica plano
A terceira etapa da globailização teria seu incio por volta de 2000 indo até...Teria reduzido o tamanho do mundo de PEQUENO para minusculo, não so isso, estaria também, aplainando o mundo. O fundamental agora são os individuos e sua capacidade de colaboração e concorrencia em escola planetária. O software é o veículo que tem permitido a colaboração e a ação de indivíduos ou grupos de indivíduos, e a criação de redes de fibra óptica planetárias.

OBSERVAÇÕES:

  • O livro de Thomas L Friedman foi publicado em 2005 pela editora Objetiva e traduzido por Cristina Serra S Duarte
  • As imagens aqui utilizadas foram encontradas na internt através do buscador google.com
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.