sexta-feira, 27 de março de 2009

REVOLUÇÃO INGLESA - AS ETAPAS

ETAPAS DA REVOLUÇÃO INGLESA DE 1640

Professor Rui Tavares Maluf

O quadro abaixo organiza as informações relativas à Revolução Inglesa, seja quanto aos seus antecendentes, à pré-revolução, como ao desenrolar da revolução (dividindo-a em etapas), até a derrocada que traz a restauração (retorno da Monarquia), procurando facilitar a compreensão sobre a dinâmica dos acontecimentos. Não quer dizer, necessariamente, que a historiografia consagre tal forma de divisão.

PERÍODOS OBSERVAÇÃO CARACTERÍSTICA

ANTECEDENTES
1509-1607 Inclui a dinastia dos Tudor, com ênfase para os reinados de Henry VIII e Elizabeth I. Henry é o 2º da dinastia (filho de Henry VII), e Elizabeth a última (filha de Henry VIII com Anna Bolena). Reforma Protestante na Europa Continental;

Reforma na Inglaterra, mediante rompimento formal com a Igreja Católica em Roma e, conseqüente confisco de todas suas propriedades. A partir daí, as propriedades tiveram três caminhos; venda ao mercado; passagem para Igreja Anglicana que se tornará a Igreja da Inglaterra, ou seja a Igreja Oficial, que deve obediência ao monarca.
PRÉ-REVOLUÇÃO
1607-1640 Período marcado por dois monarcas Stuart (Jaime I e Carlos I). Jaime I era filho da rainha da Escócia, Mary Stuart, e Carlos I filho de Jaime I. Os dois reis Stuart são vistos na Corte e pela sociedade em geral como católicos. O medo do Catolicismo é grande e serve sempre de pretexto nas lutas contra os Monarcas e a Monarquia.

Aumento de tributos, incidindo sobre o povo, e especialmente sobre as classes produtoras (burguesia). Um dos tributos que serve de referência para a eclosão do movimento é o Ship Money (taxa marítima para financiar a Armada inglesa, com a explicação de que a costa tem sido atacada por piratas).

Parlamentares ligados às classes produtoras entendem que a ilegitimidade do tributo não é este em si mesmo, mas o fato de que o mesmo é criado e/ou cobrado sem autorização parlamentar.
REVOLUÇÃO

1ª Etapa Primeiros conflitos
1640-1642 Reinado de Charles I Dissolução do Parlamento pela Coroa (Curto Parlamento), e convocação do Parlamento (Longo Parlamento);

Deputado John Hampden lidera os parlamentares anti-realistas no debate sobre 12 tributos que seriam instituídos para compensar a rejeição do Ship Money.

Disputa entre a Coroa e o Parlamento para saber quem comanda tropas para combater na Irlanda e sufocar o movimento Católico. Parlamento não concede autorização ao Rei.

2ª Etapa Luta aberta
1642-1645 Reinado de Charles I x Parlamento Guerra Civil (Realistas x Parlamento);

Guerra aos católicos da Irlanda;

Disseminação das seitas puritanas pela Inglaterra;

Aumento do fluxo de emigrantes para as novas colônias da América

Vitória das forças do Parlamento, mediante a criação do Exército do Novo Tipo, liderado por Oliver Cromwell. Rei foge;

3ª Etapa Tomada do Poder
1646-1648 Monarquia ainda vigente, prisão do Rei, Fuga, Execução, Proclamação da República Rei se entrega as tropas escocesas que eram suas aliadas, com o consentimento dos vitoriosos (maio, 46). Ele será preso depois pelo comitê de soldados do Exército do Novo Tipo, que pressente que haveria um entendimento dos líderes da Revolução com os realistas para libertá-lo (junho, 47). Rei foge do cativeiro e consegue novamente reunir suas tropas para uma nova fase da Guerra Civil (novembro, 47);

Rei é derrotado militarmente pela última vez (1648);

Surgimento dos Levellers (1646)/Diggers (1649), liderado pelo líder radical Gerrard Winstanley;

Disseminação das idéias dos Levellers no
seio do Exército.
4ª Etapa República
1649 República
Lord Protector Oliver Cromowell Rei é decapitado após ser julgado e considerado traidor (janeiro);

Derruba-se a Monarquia, implanta-se a República (maio);

Repressão aos Levellers (Massacre de Burford), comandado por tropas leais a Cromowell (maio);

Nova invasão da Irlanda (Julho);

3.500 pessoas são massacradas na Irlanda, no cerco a Drogheda, pelas tropas comandadas por Ireton e Cromowell (setembro). Novo massacre cometido pelas tropas de Cromowell na Irlanda, na cidade de Wexford. Cromwell alega que não deu ordens para o massacre (outubro).
5ª Etapa Estabilização
1650-1658 República de Cromwell e Ditadura de Cromowell.

Lords Protectors Oliver Cromowell Aprovada nova Lei de Navegação, com o fim dos monopólios no setor

Mudanças nos direitos (fim dos feudais e tribunais);

Charles II, filho de Charles I, chega a Escócia e é declarado Rei da Escócia. Organiza invasão da Inglaterra, mas é derrotado (1651);

Confiscos de terras de proprietários realistas e da Igreja Anglicana e consolidação da passagem de mãos (1651-1654);

Morte de Ireton (genro de Cromowell) e importante comandante militar (1651);

Guerra Naval contra as Províncias Unidas (Holanda) pelo controle naval e mercantil dos mares (1653-1654);

Escócia e Inglaterra passam a ser representadas no Parlamento com 33 e 37 membros respectivamente;

Cromwell dissolve o Parlamento (conhecido como o Longo) (abril, 1653) e convoca assembléia de seus partidários (julho);

Assembléia decide que Cromwell será Lord Protector da Inglaterra, Escócia e Irlanda e aprova o Instrument of Governments considerada a única Constituição escrita da Grã-Bretanha (dezembro, 1653);

Parlamento aprova o Humble Petition and Advice, pelo qual cria a 2ª Câmara em lugar da dos Lordes, chamada de Upper (mais alta), ou simplesmente A Outra (maio, 1657);

Cromwell rejeita sua indicação para Rei em uma tentativa de restauração da Monarquia em novas bases (dezembro, 1657);

Morte de Oliver Cromwell aos 59 anos. Richard, seu filho é designado Lord Protector (setembro, 1658).

5ª Etapa Derrocada da Revolução
1658-1659 República
Lord Protector Richard Cromwell As forças que sustentaram a Revolução estão agora divididas e Richard não detém o mesmo prestígio que seu pai. As classes produtoras (burguesia) em boa medida aceitam a volta da Monarquia, a qual se dará em novas bases (sem o mesmo poder de antes), e como consciência de que o mais importante é afastar o risco de novos conflitos que afetem a economia e os negócios.

Richard Cromwell renuncia mediante pressão do Exército, liderado pelo general Monck (maio, 1659).



RESTAURAÇÃO
1660-1688 Reinado dos Stuart Charles II e James II Restauração do Parlamento (abril, 1660)

Restauração da Monarquia (maio, 1660);

Nova força ao catolicismo (Carlos foi educado na França, onde se deu o exílio, sob forte formação católica);

Devolução de muitas terras confiscadas;

Apesar da restauração os reis não são mais completamente independentes do Parlamento;

Guilherme de Orange (Holanda) acaba por aceitar a imposição do Bill of Rightd pondo fim a contenda com o Parlamento em 1688, num episodio que ficou conehcido como Revolução Gloriosa. Na verdade a revolução gloriosa foi um complemento da REvolução Puritana que pós a burguesia em definito no poder e consistiu num golpe da burguesia contra Jaime II, colocando em seu lugar o Guilherme de Orange, holandês, que aceitou as condições impstas pelo Parlamento.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.