terça-feira, 5 de maio de 2009

CPM EM DESTAQUE


PARABÉNS AO CPM

Semana passada, publicamos aqui o ranking das escolas públicas de Conquista no ENEM, como pode ser observado repúblicamos agora a tabela com a correção da posição do Centro Integrado que estava incorretamente posicionado em função de um erro de digitação.
Mas o outo fato que merece a atenção é o excelente desempenho do CPM em Conquista.
Esse desempenho é tanto mais expressivo quando se considera que o CEFET, que aparece à frente do CPM, é uma instituição federal. Portanto, das escolas públicas da esfera estadual, o Colégio da Polícia Militar(CPM) é realmente a melhor escola pública da cidade.

Como o CPM tem um quadro docente oriundo do sistema educacional que está ai, não foram "pescados" em nenhum rio mágico, nos resta buscar algumas explicações lógicas para este desempenho tão distante do restante da rede.

1.0 O fato de que a entrada no CPM é muito seletiva, antes era por prova, hoje por sortéio.

2.0 Ter uma estrutura pedagógica de fato, diretor e coordenador com atribuições genuinamente da área pedagógica.

3.0 Ter uma filosfia de trabalho, (esperneie quem quiser) o fato é que eles sabem o que querem . Lá não existe esse laissez faire que predomina na rede, ninguém fica rodando toco procurando a chave do saber.

4.0 Um corpo discente que conhece a filosofia e a cultura da instituição. O aluno sabe o que o espera ao ingressar na escola e passa por um período de adaptação onde ele define se quer ou não estudar numa instiuição com aquelas caracteristícas.

5.0 Não menos importante é a questão disciplinar. A sensação, entrando numa escola pública é que de que não há preocupação com a disciplina da escola, parece que tudo deve ser jovem ,espontâneo. O detalhe é que conhecimento sistematizado, assim como plantas, precisam de um ambiente adequado para florescer e, certamente, esta faltando isso nas escolas. Um ambiente legal nao é necesariamente, um ambiente propricio à aprendizagem sistemática. Alunos entrando e saindo de qualquer forma, circulando pelo patio e corredores no horário de aula, professores sendo agredidos verbalmente a todo momento na sala de aula sem nenhuma consequência, depredação do patrimônio, guerras de gangues. Esse terreno é fértil para diversas coisas menos para a aprendizagem. Em fim, tudo o que voce não ve, ao entar no CPM.

6.0 O conhecimento sistêmico requer tudo o que tem no CPM, ambiente organizado, foco, objetivos claros e partilhados. O todo da escola deve saber e comprar a idéia de que é por ali que se vai, é dessa forma que se caminha para atingir um fim.
O saber não esta só na escola, está em muitos lugares, mas desconheço outro lugar melhor que a escola para dar uma estrutura a este saber, para lhe dar um sentido, enfeixá-lo numa cadeia. E ,isso só se consegue com treino de raciocínio. Voce pode tranquilamente aprender muita coisa vendo filmes, lendo livros, navegando pela internet, ouvindo rádio, mas nenhum desses "lugares do saber" vai lhe dar a consistência de idéias que a escola pode oferecer, mesmo com todos os defeitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.