sexta-feira, 15 de maio de 2009

CRIATIVIDADE NA REDAÇÃO


A professora Regina Adma* esta colaborando com o Papiros na introdução ao conteúdo de redação que passamos a publicar agora.


Redação - Aprenda a escrever bons textos para o vestibular.

Desenvolvimento Criativo

Para prender a atenção do leitor, seu texto deve ser leve, inteligente e criativo. Para muitos, esta é a parte mais difícil de uma redação: A criatividade.

Muitas vezes vemos os grandes redatores publicitários ou escritores como pessoas geniais que têm idéias brilhantes a cada cinco minutos, enganam-se quem os que pensam desta forma. Idéias brilhantes demandam muito trabalho e dedicação.


Não espere se tornar uma pessoa criativa assim que receber o tema da redação no vestibular. Procure desenvolver aos poucos o pensamento criativo para estar preparado para a hora do vestibular.
Nesta aula veremos alguns passos para escrever uma redação leve, inteligente e criativa.

1 –Aprenda de bons escritores.

Um método muito bom para melhorar seus textos é ler os textos de outras pessoas. Se você desenvolver o hábito a ler bons livros de ficção científica e romances, aprenderá como os escritores criam personagens interessantes e convincentes, desenvolvem o enredo, exploram um tema, e criam uma boa história.

Lendo livros de outros gêneros, bem como jornais e revistas, você aprenderá como os bons escritores apresentam informação de um modo interessante e organizado; também aprenderá como eles usam as palavras para instruir, comover ou persuadir.
Ler muitos livros também pode ajudar seu método de escrita de um modo mais geral. Isto porque enquanto você está lendo, você está aprendendo aspectos diferentes da língua portuguesa.


Por exemplo, você está aprendendo novas palavras e expressões para usar em seus textos, e ao mesmo tempo está melhorando sua habilidade para escrever corretamente. Além de estar aprendendo gramática, você poderá entender como os escritores se expressam.

Fonte: mundo vestibular


* professora das redes públicas estadual e municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.