segunda-feira, 18 de maio de 2009

REDAÇÃO

Mesmo com a imensa varieda­de de temas que os principais vestibulares do país costumam apresentar para a redação, a cada ano são tomuns as escolhas dos grandes debates libertos e aquecidos pelas variadas mídias e, por isso, não surpreendem quem acom­panha a formulação das provas durante de-erminado período. Muitas vezes, a escolha nasce de polémicas bastante elementares, ao redor de questões ligadas à injustiça racial, temas sociais, outras, de veradeiros dilemas da humanidade, temas filosóficos¹. Mas tanto em um caso como em outro, as formulações que se lêem nas propostas se valem de textos de apoio que, de certa forma, conduzem o candidato à leitura crítica dos fatos.

O tema é apenas parte do jogo. As boas propostas de redação costumam tomar como base o uso de repertório do próprio candidato.² Isso quer dizer que o conhecimento acumulado com leituras variadas que fez até então é fundamental não só para a compreensão da prova como para o desenvolvimento mais adequado da opinião.

Um tema como o do mundo digital (Fuvest 2008) levou bons candidatos a pensar em suas leituras, e a banca avaliadora pôde ler trechos produzidos a partir das obras de Dostoiévski ("...Mente! mente que vais chegar à verdade!"), Machado de Assis ("O pior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado"), Carlos Drummond de Andrade ("...Como vencer o oceano/se é livre a navegação/mas proibido fazer barcos?")... Muitas vezes, as famosas listas de "leitura obrigatória", se bem exploradas pelo candidato, já formam um repertório razoável para a elaboração de bons parágrafos argumentativos. O bom cinema, o teatro, boas matérias jornalísticas também compõem esse importante banco de referências de cada autor.

1. "Tema socia e "tema filosófico" são expressões genéricas muito usadas em salas de aula do 3° ano e dos cursos pré-vestibulares como recurso didático para classificar, respectivamente, os temas com inclinação ao debate histórico e ideológico - geralmente motivados pêlos variados problemas enfrentados pelas sociedades contemporâneas - e os temas gerados por olhares mais antropológicos, resgatados com base na observação dos variados comportamentos culturais. Assim, é muito comum que um assunto ligado à discriminação socioeconõmica receba o rótulo de "tema social", enquanto uma proposta de que a redação discuta a "amizade" ganhe o carimbo de "tema filosófico”.

2 O repertório de leituras do aluno é fundamental para a originalidade de sua argumentação. Um candidato que, de modo adequado, trabalhe na formulação de argumentos com uma obra literária - reconhecida pela crítica especializada - ou com o pensamento de importantes historiadores, geógrafos e economistas, ou ainda que apresente conceitos importados diretamente da filosofia trará densidade às suas ideias e, provavelmente, produzirá um texto com maiores chances de aprovação.


DO: PEQUENO MANUAL PARA REDAÇÃO
POR: REGINA ADMA

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