sábado, 16 de maio de 2009

TECNICAS DE REDAÇÃO - EXEMPLO


QUEM É NORMAL?





Apresentação

Somos razoáveis quando saímos de casa com automóveis mesmo sabendo dos constantes engarrafamentos na cidade? Estamos de que lado da fronteira normal/anormal quando optamos pelo transporte particular em tempos de alertas sobre a poluição e o aquecimento global? Certas afirmações, se publicadas fora de seu contexto original, podem ser lidas como verdadeiras loucuras proferidas por alguém fora de sua razão.
A ética condena o desmatamento, mas o gosto estético de certas camadas sociais alimenta-se do mogno e de madeiras nobres. Isso não será "uma loucura"?

Desenvolvimento

Lemos a loucura nas obras literárias com mais entusiasmo do que lemos o compor­tamento ponderado das personagens.
A loucura, aliás, costuma ser associada a artistas — músicos, poetas, pintores, dra­maturgos. Toda loucura será genial?
O gosto da maioria define o comporta­mento cultural de determinada comuni­dade. A ação repetitiva, contudo, é mais associada à loucura ou à razão?
No cinema, as personagens que fogem da razão costumam envolver mais os es­pectadores. Algumas apenas nos divertem, outras provocam profunda reflexão.
Mais que os comportamentos lineares, tidos como normais, as contradições costu­mam instigar o espírito humano. Um com­portamento fora dos padrões pode provocar medo, raiva, inveja, admiração, respeito...

Desfecho
O que define a normalidade ou a anor­malidade é a cultura de um povo e de uma época. Variando local e época, certos com­portamentos podem ser considerados ade­quados ou loucos. Será razoável ler como excludentes normalidade e anormalidade?

DO: PEQUENO MANUAL DE REDAÇÃO -DAVI FAZZOLARI
COLABORAÇÃO DA PROF REGINA ADMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sinta-se sempre a vontade para fazê-lo.